Novo abraço na área da Zona Leste
17-05-2011 11:53Novo abraço na área da
Unifesp da Zona Leste
O Movimento em prol da instalação da Universidade Federal (Unifesp) na Zona Leste, integrado por comunidades religiosas, entidades da sociedade civil, parlamentares e população em geral, estará realizando neste sábado, dia 21 de maio, às 9h30, o 2º Abraço Simbólico no terreno da antiga metalúrgica Gazarra, na Avenida Jacu Pêssego, nº 2630, em Itaquera.
Essa área de 174 mil m² foi a escolhida pelo movimento para abrigar o novo campus federal. A metalúrgica entrou em falência nos anos 90 e suas instalações estavam em leilão. A Unifesp sinalizou que o terreno é apropriado e a Prefeitura declarou a área de utilidade pública para fins de desapropriação em agosto do ano passado.
A expectativa agora é pelo anúncio de compra da área. De acordo com integrantes do movimento, o processo de compra está desde fevereiro no setor de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano para avaliação. Para viabilizar os recursos para a compra, a vereadora Juliana Cardoso (PT), presidente da Frente Parlamentar pela Universidade Federal da Zona Leste, apresentou emenda orçamentária no valor de R$ 26 milhões. A emenda recebeu apoio de 29 vereadores de diferentes partidos da Câmara Municipal.
Além dos moradores e parlamentares, são aguardadas as presenças de autoridades da Prefeitura, do Ministério da Educação (MEC) e do governo federal. O movimento como principal coordenador o líder religioso Antonio Luiz Marchioni, Padre Ticão, da Paróquia São Francisco de Assis de Ermelino Matarazzo. O deputado Estadual Adriano Diogo e a vereadora Juliana Cardoso fazem parte do movimento desde quando este surgiu há três anos.
———
Voltar